01

Você já pensou em ser uma aeromoça? Se você tem mais de 18 anos e ensino médio completo, saiba que essa profissão pode ser acessível para você. Esta é uma carreira para quem tem paixão por voar, viajar, conhecer lugares e pessoas diferentes.

Mas para saber se a carreira de comissária de voo é interessante para você, preste atenção nos detalhes da profissão que listaremos abaixo e veja se o estilo de vida é o ideal para seus objetivos:

Requisitos para ser uma aeromoça

Além de estar na faixa etária entre 18 anos e 30 anos e possuir ensino médio completo, é necessário que as mulheres possuam altura maior que 1,58m, tenham boa aparência, disponibilidade, flexibilidade de horários e resistência física. Este são quesitos básicos para se iniciar um curso de comissário de voo.

O curso forma os profissionais de maneira que saibam lidar com as diversas situações ocorridas em voos e também recebem treinamentos práticos sobre sobrevivência na selva. São 280 horas de curso.

Aprender outros idiomas, embora não seja obrigatório, se torna um diferencial para atuar em companhias que fazem voos internacionais. Para ser aeromoça, não é necessário possuir experiência, o que torna muito mais fácil começar a trabalhar na área assim que se formar.

As responsabilidades diárias de uma aeromoça

É importante também gostar de pessoas, saber lidar com os mais diferentes perfis de passageiros e ser sempre receptivo. O comissário de voo é responsável por receber com carisma os passageiros, como também proporcionar conforto e satisfação de todos os presentes.

Uma coisa que muitos não sabem é que ele cumpre um papel de técnico de segurança, uma vez que é de sua função ter a certeza de que todos estão com os cintos afivelados, conferir se os bagageiros estão trancados e que todos estejam em segurança durante o voo.

Sua rotina diária é composta por:

  • Cuidados pessoais (cabelo, maquiagem, higiene e uniforme impecáveis);
  • Verificar qual sua escala (horário, aeroporto, aeronave);
  • Checar se internamente a aeronave está apta para voo;
  • Recepção dos passageiros e checagem das normas de segurança do avião;
  • Realizar o serviço de bordo (entrega de lanches);
  • Pouso da aeronave e saudação aos passageiros;

Normalmente, em sua escala de trabalho são realizados mais do que um voo curto por dia ou um voo longo, nem sempre será possível dormir em sua casa, desta forma uma aeromoça deve ter sempre uma mala com seus pertences de uso diário para ficar em um hotel.

No Brasil existem opções à distância e empresas que dão cursos presenciais em São Paulo. Aos interessados, uma dica importante é reparar se a instituição é homologada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, pois isso significa que cumprem as exigências para para ministrar o curso.

Você tem alguma dúvida sobre como se tornar uma aeromoça? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!