Para ser aeromoça ou comissária(o), é imprescindível gostar de pessoas, e ter prazer em se relacionar e atender.

Primeiramente deve ser feito um exame no HASP (Hospital da Aeronáutica). Durante o curso de comissaria, os alunos fazem um treinamento prático de sobrevivência na selva e, no final, a prova na escola. Sendo aprovado na escola de aviação CEAB, o futuro comissário presta o exame da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e, passando, já está apto para exercer a profissão.

Paralelamente ao curso de aeromoça, sempre recomendamos que os alunos se dediquem a idiomas. Atualmente ter uma segunda língua não é obrigatório em algumas companhias aéreas, mas sempre é um diferencial. Além de possibilitar a atuação em companhias internacionais.

Em termos de formação, é necessário apenas possuir ensino médio completo. Precisa também ter 18 anos e altura compatível (mulheres com no mínimo 1,58m e homens com no mínimo 1,65m).

Diferentemente da maioria das outras profissões, na aviação não é necessário experiência, o que acaba se tornando um facilitador para jovens que estão em busca de uma atividade.

Não existe vestibular para ser comissário ou aeromoça. Basta fazer um curso como o do CEAB e, posteriormente, prestar a banca da ANAC.