O self-bag drop, ou “auto-despache da bagagem”, aos poucos deixa de ser tendência para ser realidade nos aeroportos mais conectados do mundo.
Entretanto, ainda há um campo enorme a ser preenchido na maneira que essa prática pode ser realizada.
Imagina que o passageiro, ao sair do estacionamento, do táxi ou de seu hotel localizado no terminal, encontra um robô à sua disposição para recolher suas malas e levá-las à aeronave.
Isso é o que Leo, a nova invenção da empresa de infraestrutura aeroportuária Sita, já tem testado em parceria com a Swiss Air no Aeroporto de Genebra, Suíça.
O robô recolhe os pertences a serem despachados nas áreas comuns do terminal, seja em hotéis dentro dos terminais, no estacionamento, ou até em restaurantes.
Robô pronto para cuidar de sua bagagem
“Isso poupa o tempo do passageiro em filas, uma vez que Leo só funciona após a realização do check-in.
O Leo também representa uma tendência no mundo da aviação, que é o embarque total, desde a compra do bilhete até o despache de bagagens, sem necessitar passar por nenhum atendente.
Tudo automatizado”, aponta o gerente de Inovação do Sita Lab, Stéphane Cheikh.
Leo é capaz de levar duas bagagens de 32 quilos cada por viagem.
Ainda em fase de testes;
O robô deve começar a funcionar em agosto deste ano, mesmo que de maneira restrita, para passar a ser realidade no mundo inteiro no futuro.
“Não é possível prever quando essa solução será massiva, mas está mais próxima do que todo mundo imagina, principalmente nos aeroportos mais conectados do mundo”, conclui Cheikh.
A novidade foi apresentada durante o Sita Summit 2016, que acontece na última quarta e quinta, em Barcelona.
Fonte: Panrotas