Conheça a história do aeroporto que aviões não podem pousar.
O novo terminal: com a abertura à possibilidade de um boom turístico na ilha no Atlântico Sul. Fotos: Divulgação.
21 de maio de 2016 era para ser o dia que marcaria o início de uma nova era de prosperidade para uma das ilhas mais remotas do mundo, Santa Helena.
Naquela data, um avião Boeing 737 da British Airways com o príncipe Edward a bordo, iria aterrissar no primeiro aeroporto do pequeno território da Grã Bretanha no Atlântico Sul, famoso por ter sido a última prisão e onde morreu Napoleão Bonaparte.
Foram investidos R$ 1,4 bilhão (295 milhões de libras) no projeto.
Área de check-in do aeroporto vazia e sem previsão de ser aberta.
Projeção por computador mostra o terminal e a área de parada dos aviões.
A grande inauguração, no entanto, foi cancelada depois que testes de segurança mostraram que aviões comerciais não poderiam pousar porque o vento perto da pista era muito imprevisível.
Como o governo tinha sido avisado quando o projeto foi concebido, segundo informações do jornal Daily Mail.
Agora, moradores da ilha, que investiram em hotéis e atrações prevendo um boom turístico, estão com medo de ter prejuízos, caso o aeroporto demore para ser aberto.
A pequena capital Jamestown reúne boa parte dos pequenos hotéis, restaurantes e comércio.
Placa lembra e homenageia aquele que foi o “morador” mais famoso da ilha.
Para as 4.100 pessoas que vivem em Santa Helena, o terminal também significaria voos para o continente africano.
O que reduziria o tempo de viagem a algumas horas em vez de quatro dias ou mais por mar até a Cidade do Cabo, na África do Sul.
Hoje, apenas a bordo do RMS Santa Helena, um antigo navio do Correio Real, um dos últimos existentes (a embarcação, inclusive, seria aposentada em 2017, mas essa a data agora poderá ser revista).
História do aeroporto
Cheia de penhascos vulcânicos com altura de 800 metros acima do nível do mar, Santa Helena mede apenas 122 quilômetros quadrados – menos do que o centro de Paris.
Desabitada quando descoberta pelos portugueses em 1502, a ilha passou para o domínio britânico em 1659.
Em sua capital, a pequena Jamestown, está o único porto, além de boa parte dos pequenos hotéis, restaurantes e comércio.
O interior da ilha é muito úmido, com eucaliptos e pasto estilo irlandês.
Cenário bucólico da ilha cheia de penhascos vulcânicos.
Em 1815, Napoleão Bonaparte foi banido para a ilha até sua morte, em 1821.
Depois dele, o rei zulu Dinizulu kaCetshwayo foi mandado para lá, em 1890.
A política colonial da ilha.
Como lugar de exílio continuou até recentemente.
Quando três príncipes do Bahrein, que se opunham à política britânica para o Oriente Médio, foram enviados para lá em 1957 .
O primeiro túmulo de Napoleão (atualmente, os restos mortais do imperador francês estão em Paris).
O local mais próximo de Santa Helena é a Ilha da Ascenção, outro território britânico, localizado a 1,2 mil km.
Angola fica a 2 mil km e a costa do Brasil, a 2,9 mil km.
Fonte: Viver Bem Turismo