Escola de Aviação CEAB
Área do aluno

Para aqueles que fazem presencialmente os cursos do CEAB. Entre com o seu CPF ou Passaporte e senha:

Área do aluno

Digite o CPF com pontos e traço.

São Paulo: (11) 3081-4949
Rio de Janeiro: (21) 4062-7117
Brasília: (61) 4063-8060
Belo Horizonte: (31) 4063-8050
Salvador: (71) 4062-8060
Porto Alegre: (51) 4063-8060
Fortaleza: (85) 4062-8060
Recife: (81) 4062-9444

Notícias de Aviação

Quais companhias aéreas estão contratando comissários?

29 de agosto de 2009

Quais companhias aéreas estão contratando comissários?

 

(Portal Meio Aéreo) - Apesar da crise, a aviação brasileira cresceu 8% no ano passado. O crescimento do setor aéreo foi impulsionado especialmente pela aquisição de novas aeronaves de empresas como TAM, Gol, Webjet e Trip, a chegada de novas empresas estrangeiras e a maior demanda pelo serviço, com a renda do brasileiro subindo proporcionando gastos com viagens aéreas.

Após ter sido a companhia aérea que mais contratou comissários de voo em 2008, a TAM Linhas Aéreas, líder do mercado, ainda está  distante de voltar a contratar tripulantes em 2009. Em 2008, as contratações foram impulsinadas pela previsão de chegada dos novos B-777 que a companhia adquiriu junto à Boeing o que gerou a empresa da família Amaro o título de maior empregadora em 2008.

Com o atraso na entrega destas aeronaves a empresa suspendeu temporariamente suas contratações de tripulação de cabine, e previa abrir novas seleções ainda este ano. Contudo, com o contexto mundial de crise financeira mundial e gripe H1N1, muitos destinos da empresa sofreram uma redução de ocupação o que fará com que a TAM volte a contratar somente no início de 2010, provavelmente a partir de janeiro e fevereiro.

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes enfrentou uma situação delicada no final de 2008 devido a dívida que a aquisição da Varig trouxe ao grupo Constantino. A empresa acostumada a ter excelentes índices de lucro,  viu-se em um dos piores momentos de sua história, agravado pela alta do petróleo e do dólar em meados de 2008. Neste contexto a empresa foi obrigada a rever seu plano de expansão, diminuindo o número de aeronaves de sua frota e demitindo funcionários.

Hoje a empresa parece já ter se recomposto, tendo inclusive se aproximado da TAM em número de passageiros transportados no Brasil. Em julho deste ano, por exemplo, a diferença entre a TAM e a Gol foi menor que 0,5%. A Gol que detêm 42,88% do mercado, nunca ultrapassou a TAM, com 43,15%, feito que poderá alcançar no final deste mês.

Com o crescimento lento e sustentado, provavelmente ainda não será neste ano que teremos um grande número de contratações até mesmo pela crescente concorrência do setor. Acreditamos que com a equipe técnica de excelentes profissionais e estratégistas que a empresa possui, a virada de jogo da empresa com novas contratações virá quando menos esperarmos. É bem possível que no início de 2010 a Gol inicie mesmo que aos poucos novas seleções para comissários de voo.

A Webjet Linhas Aéreas, por sua vez,  já reforçou sua equipe de comissários de voo duas vezes este ano em decorrência do seu “Plano de 100 dias”, elaborado com foco no crescimento com sustentabilidade. Em maio, nossa equipe anunciou em primeira mão a seleção para tripulantes ocasionando um “boom” de candidatos na nova sede da empresa.

A Webjet continua em processo de crescimento desde a entrada da nova administração em janeiro. Nesta época a empresa contava com 947 funcionários. No total, hoje a companhia conta com mais de mil colaboradores.  A expectativa é que, até o final do ano, chegue a 1.239. Ou seja, novas contratações! Fiquem atentos!! Assine gratuitamente nossa reviste de bordo para receber novidades em seu email.

Desde o início do ano a empresa já aumentou sua frota em 5 aernovaes, passando de 11 aviões modelo 737-300 para uma frota de 16 aviões do mesmo modelo e pretende adquirir até o final do ano mais 4 aviões, para iniciar 2010 com uma frota de 20 Boeing  737-300.

Portanto, até o final de 2009 ainda teremos novas contratações. O novo endereço da Webjet no Rio de Janeiro é avenida Embaixador Abelardo Bueno, 199, salas 301 a 304, e o telefone é (21) 3535-7677.

Uma dica é mandar o seu currículo para o endereço acima, e escrever no envelope “A/C Web-Gente”. Web-Gente é como foi batizado o novo departamento de Recursos Humanos da Webjet no novo escritório.

Relativamente estancada no mercado, a OceanAir Linhas Aéreas após sua reestruturação em 2008 quando anunciou a redução de sua frota, volta a mostrar sinais de recuperação. A companhia aérea parece melhor estruturada, mas ainda não confirmou a compra de novas aeronaves, ou seja, não cogita novas contratações pelo menos até o final do ano.

Aviação Regional

Para quem pensa em atuar na aviação regional, as projeções são melhores. A Trip - Transporte Regional do Interior Paulista, maior companhia aérea regional do país e maior número de cidades atendidas, permanece com planos agressivos de expansão.

A companhia investirá 1 bilhão de dólares para ter 60 aviões até a Copa do Mundo de Futebol de 2014. A proposta da empresa é oferecer opções de rotas que ligam as cidades-sedes dos jogos com outras regiões, possibilitando o viajante assistir às partidas e voltar no mesmo dia. A companhia conta hoje com 27 aeronaves e leva passageiros para 73 destinos, ligando 56 municípios brasileiros a 17 capitais.  Seu atual quadro de funcionários deve aumentar em 50% para a projeção de frota de 34 aviões no início de 2010.

A novata Azul Linhas Aéreas Brasileiras já aponta como uma das principais companhias aéreas do país para os próximos anos. Desde o início de suas operações em 15 de dezembro de 2008, a empresa de David Neeleman já admitiu quase mil colaboradores.

A atual frota de doze aeronaves irá aumentar em mais 9 até o final de 2010, o que fará o quadro de funcionários aumentar gradativamente. A expectativa dos executivos da Azul é ter mais de cinco mil funcionários em 2013.

A Passaredo Linhas Aéreas tem expandido também sua frota e  está recebendo currículos de comissárias de voo.  A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou recentemente a solicitação da Passaredo para a abertura de 8 novas filiais pelo Brasil. A empresa aérea provavelmente irá extinguir a filial de Londrina (PR) e, em contrapartida, abrir filiais nas cidades de Várzea Grande (MT), Rio de Janeiro (RJ), Franca (SP), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Barreiras (BA), Belo Horizonte (MG) e São José do Rio Preto (SP).

Além disso, a empresa arrendou dois jatos ERJ 145 junto à Embraer, que já estão em operação. A companhia  prevê ainda a incorporação de mais três aeronaves do mesmo modelo até o fim do ano. A ação faz parte do plano da companhia para triplicar o faturamento e mais do que dobrar a quantidade de passageiros transportados. O objetivo da empresa é crescer 250 % em 2009. Ou seja, uma boa oportunidade para quem deseja ingressar na aviação comercial e voar nos escelentes jatos da Embraer.

Além das vagas para comissários todas as companhias estão contratando com certa frequencia agentes de aeroporto, supervisores de aeroportos e operados de central de atendimento.

Aviação Internacional

Sediada em Abu Dhabi, Etihad Airways é uma das companhias aéreas que mais cresce em todo mundo. E seu plano de expansão conta com a contratação da força de trabalho de tripulantes brasileiros.

Para sustentar esse plano de expansão, a Etihad quer aumentar seu quadro de funcionários dos atuais 7 mil para 27 mil até 2020.

No momento não há previsão de seleções no Brasil, mas é possível que em breve a companhia que já contratou diversos profissionais desde o ano passado volte a contratar tripulantes.

A Qatar Airways, companhia aérea do Catar irá realizar uma seleção nos próximos dias um processo de seleção no Rio de Janeiro e em São Paulo. A empresa deve contratar cerca de 20 profissionais.

Para se candidatar às vagas, os brasileiros, que podem ser homens ou mulheres, mas precisam falar inglês fluentemente.

A frota da Qatar Airways conta com 68 aeronaves, incluindo oito modelos Boeing 777 Long Range. “A expansão robusta da Qatar Airways continua apesar do clima econômico atual”, disse o CEO da empresa, Akbar Al Baker.

Para quem quer seguir uma carreira na aviação internacional, a Emirates Airlines é também uma boa opção. Apesar de ter interrompido suas contratações no Brasil este ano, a companhia aérea com sede em Dubai é uma das que mais possui tripulantes brasileiros em seu quadro de funcionários.

A contratação de profissionais de nacionalidades variadas faz parte da política de recursos humanos destas companhias aéreas. Ter um comissário do mesmo país ou de cultura similar para os quais a empresa opera, aumenta as possibilidades de agradar o passageiro, ele se sente identificado.

 


Fonte: Portal Meio Aéreo

Entre em contato

Escola de Aviação CEAB
Dando asas ao seu sonho de voar.

Rua Artur de Azevedo, 132/140 • Pinheiros • São Paulo

Tel: (11) 3081-4949

contato@[null]ceabbrasil.com.br

Ver localização