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Confira as dúvidas frequentes de todos que desejam tornarem-se comissários e comissárias e se ainda ficou com alguma não deixe de entrar em contato com o CEAB Escola de Aviação e solucioná-la!

Quais os principais requisitos para me tornar comissária?

Ter 18 anos completos, Ensino médio completo, Curso de Comissário de Bordo homologado pela ANAC, passar na rova da ANAC. Ao passar na prova estará habilitado para candidatar-se as vagas ofertadas pelas companhias aéreas.
 
Lei de Regulamentação do Aeronauta

É muito difícil entrar no mercado de trabalho?

Fazendo um curso homologado pela ANAC, dedicando-se as aulas, tirando todas as dúvidas você tem tudo para passar no curso e na prova da ANAC. Prepare um currículo ideal, siga as orientações de nossos artigos e encontrará uma oportunidade como os 92% de nossos alunos que já foram aprovados.

Ao fazer o curso eu já tenho emprego garantido?

Não podemos garantir o emprego pois há diversos fatores que não cabe a nós, como a prova final da ANAC, as vagas disponibilizadas pelas Companhias Aéreas e preencher seus pré requisitos.

O que é CMA? Preciso dele para fazer o curso?

CMA é o Certificado Médico Aeronáutico são os exames de saúde que determinam se você está apto(a) para trabalhar como Comissário(a) de Voo. Não é necessário ter o CMA para fazer o curso, mas é obrigatório ter no momento que se candidatar a uma vaga na empresa aérea.

Como deve ser a aparência de um comissário de voo?

Não existe um padrão tão rígido para a aparência dos comissários como era antigamente.
A altura costuma ficar entre 1,50m e 1,80m para mulheres e um pouco mais para homens, pois se o(a) comissário(a) for baixo(a) demais, não conseguirá alcançar É importante que o comissário alcance os compartimentos superiores( bins ) para guardar as bagagens. 
Por ser um lugar pequeno, os comissários também não podem estar acima do peso, pois precisam se locomover nos corredores estreitos sem dificuldades.
Cada companhia aérea faz as suas exigências, quanto a aparência, porém a grande maioria prefere que este profissional não possua tatuagens a mostra e tenha cabelos presos para as mulheres ou curtos, e barbas aparadas para os homens por questão de higiene, para evitar que caiam nos alimentos, por exemplo.Estas dicas podem variar de empresa para empresa.

Familiares de comissários também ganham passagens aéreas?

Sim, algumas cias aéreas permitem que familiares de seus funcionários façam viagens com algumas facilidades. Neste post, nós explicamos algumas das regras existentes em cada cia aérea.
A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, permite que todos os seus funcionários ganhem passagens para os destinos que a companhia opera. Além disso, esse benefício é ilimitado para todos os colaboradores e seus dependentes diretos (filhos e cônjuges). É exigido apenas o pagamento da taxa de embarque e as reservas são feitas no regime Stand By.

Qual o salário e os benefícios de um comissário de voo

O piso salarial , conforme estabelecido na convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeronautas, é de R$ 2.277,18.
Um comissário, além do piso, pode receber ainda: compensação orgânica, gratificação pela função de chefe de cabine, gratificação de senioridade (tempo de empresa), horas de reserva, horas de sobreaviso, repouso remunerado, horas de voo diurno, horas de voo noturno, horas de voo aos finais de semana e mais uma ajuda de custo para alimentação, elevando seus ganhos para um patamar de R$ 5.079,00 dependendo da empresa.

Uma segunda língua faz diferença para a carreira de comissário de voo?

Se o(a) comissário(a) deseja crescer na carreira, uma segunda língua é importante, principalmente se pretende ingressar em uma linha executiva. O inglês é a língua padrão da aviação.
Aquele que domina o inglês e o espanhol tem chances muito maiores de crescer na carreira de comissário de voo. Vale a pena também saber a língua da companhia para a qual trabalha. Se trabalha para a Air France, por exemplo, é essencial que saiba falar francês por exemplo.

É preciso faculdade para ser comissário de voo?

Para seguir na carreira de comissário de voo não é necessário ter ensino superior. Apenas o curso de formação de comissário de voo já é o suficiente.
 
 

Qual nome é correto utilizar: Aeromoça, Comissário de voo, ou Comissário de Bordo?

O correto é o termo comissário de voo. No entanto, é comum vermos estes profissionais serem chamados de comissários de bordo ou o popular “aeromoça”. Este último é um termo mais informal e usado principalmente no Brasil.

Como é a rotina de um comissário de voo?

Em um post anterior citamos algumas vantagens da carreira de comissário de voo. Uma delas é justamente ligada à rotina, que é muito dinâmica e permite que o profissional não fique estagnado, podendo conhecer sempre novos lugares, pessoas e culturas.
O comissário está sempre viajando e o avião vira uma segunda casa. A sua mala passa a ser sua melhor amiga. É comum ver comissários acordando durante a madrugada, trabalhando em feriados e finais de semana. De fato, é uma rotina diferente do “padrão”.
Os comissários também têm direito a pelo menos 10 dias de folga no mês, sendo comum que as cias aéreas concedam mais que isso. Além disso, ao final de cada dia de trabalho o profissional tem direito a, no mínimo, 12 horas de repouso e mais o descanso, caso se  encaixe  em sua regulamentação..
Ainda existem possibilidade de escala casada, para casais que trabalham juntos na mesma empresa aérea para que possam ter sempre os mesmos horários de trabalho e folga. Tem também a opção de apenas folga casada, para que apenas os horários livres coincidam. Assim, durante o horário de trabalho cada um pode ir para um lugar diferente, mas na folga podem ficar juntos.
A carreira de comissário de voo possui uma rotina bem dinâmica e diferenciada, mas que pode ser ajustada para proporcionar o máximo de bem-estar para o profissional.